Manchas nunca mais.

Como se livrar de manchas em tecidos.


• Para facilitar a tarefa de limpeza das manchas, procure removê-las assim que ocorrem. Não deixe as manchas sobre o tecido por muito tempo para evitar que envelheçam e penetrem nas fibras.
• Sempre que for tirar uma mancha aplicando ou esfregando produtos, coloque um pano seco do lado avesso, bem embaixo do local afetado, para sugar o líquido, facilitando assim sua retirada.
• Sempre que encontrar dificuldade para remover uma mancha que não tenha sido provocada por gordura, esfregue pacientemente o local com uma pedra de gelo.
• Nunca esfregue com vigor, em vez disso dê pequenas e repetidas batidinhas sobre a mancha, com o produto apropriado.
• Caso a origem da mancha seja um produto espesso (vela, tinta), antes de qualquer coisa raspe delicadamente com uma espátula.
• Sempre use um tecido branco e limpo ou chumaço de algodão embebido no produto indicado.
• Antes de utilizar um produto, faça o teste se ele não degrada a cor experimentando-o sobre uma região pequena na parte interna da roupa.
• Sempre inicie a limpeza da mancha pela borda e vá aproximando-se do centro, evitando assim auréolas.
• Sempre acrescente o produto de limpeza aos poucos, não o utilize em grande quantidade de uma só vez.
• Utilize os solventes inflamáveis com a máxima prudência.
• Sempre lave o tecido após tratas da mancha, independente do produto utilizado.

MANCHAS DE ALIMENTOS:

Frutas e Legumes
Lave rapidamente o tecido manchado. Passe levemente um pano embebido em vinagre branco, ou em água oxigenada 10 volumes. Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas.

Chocolate
Em lã: esfregue algodão ou um pano embebido em glicerina. Depois use outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina. Em algodão de cores firmes: embeba a mancha com álcool e, depois com água quente (com alguma gotas de amoníaco).
Em seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): umedeça, prudentemente, com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do tecido.

Café
Molhe imediatamente com água fria. Em seguida esfregue levemente com um pano embebido em vinagre branco. Sobre o tecido branco, utilize água oxigenada 10 volumes.

Chiclete
Passe uma pedra de gelo até que a mancha endureça. Raspe com uma espátula e lave conforme indicado na etiqueta da roupa.

Ervas
Esfregue ligeiramente com um pano embebido em álcool comum. Se a mancha persistir, no caso de tecido de algodão branco ou de cor resistente, mergulhe a peça em água misturada com cândida. Para outros tecidos, utilize álcool 90º ou vinagre branco.

Mel
Coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxague com água fria.

Doces ou bebidas açucaradas
Lave com água morna e um pouco de álcool.

Cerveja
Deixe cair sobre as manchas umas gotas de água oxigenada ou amoníaco. Depois lave normalmente.

Gordura
Cubra imediatamente a mancha com bastante talco. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Se a mancha resistir, coloque mais talco, mata-borrão e passe o ferro bem em cima do mata-borrão. Se não tiver talco, espalhe sal fino. Em seda, esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo que a magnésia absorverá imediatamente a gordura.

Vinho tinto
Mergulhe imediatamente a peça manchada numa vasilha com leite, ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha desaparecer. Use vinho branco para remover manchas de vinho tinto no carpete.

Clara ou gema de ovo
Lave simplesmente com água fria e sabão. Nunca em água quente.

OUTROS:

Ferrugem
A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Utilize suco de ½ limão adicionado de uma colher (de café) de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem também podem ser encontrados em farmácias e supermercados.

Lama
Deixe secar, em seguida escove (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passe no tecido um dos produtos: água com vinagre (2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em ¼ de litro d’água) ou água com amoníaco (1 colher de sopa de amoníaco para ½ litros de d’água).

Maquilagens em geral
Aplique álcool 90º. Uma fatia de pão pode remover mancha de maquilagem em roupas escuras.

Batom
Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Nos tecidos não laváveis, passe um pouco de vaselina, em seguida limpe cuidadosamente com algodão embebido em tetracloreto de carbono.

Mofo
Em tecido branco ou de cor resistente: mergulhe e deixe um pouco na água com cândida diluída.
Em tecido de cor: umedeça com suco de limão. Em tecido sintético ou seda: molhe num banho de leite cru.

Sangue
Lave com água fria durante alguns minutos. Se a mancha persistir, em tecidos resistentes: embeba o tecido em água oxigenada, deixe agir e lave. Em tecidos de cor ou lã: derreta um comprimido de aspirina num copo d’água e mergulhe a parte manchada por alguns minutos. Remova mancha de sangue em estofados cobrindo imediatamente com uma pasta de maisena e água fria. Esfregue ligeiramente e coloque o objeto ao sol para secar. Passe uma escova.

Caneta esferográfica
Deixe de molho em leite cru. Sobre a lã: esfregue com álcool. Sobre o algodão: remova com tetracloreto de carbono ou solvente apropriado para tecidos. Sobre poliéster: remova com solvente incolor para esmalte de unhas.

Velas
Tire o máximo da crosta de cera raspando delicadamente os dois lados do tecido com uma espátula. Se for vela branca, coloque o tecido entre 2 folhas de papel absorvente e passe com o ferro morno, trocando o papel a medida que ele absorver a vela derretida. Lave normalmente. Caso resista uma mancha gordurosa, elimine passando álcool.

Graxa
Cubra a mancha com um pouco de manteiga ou banha, para amolece-la. Umedeça em seguida com terebintina e raspe cuidadosamente com uma faca aquecida, até tirar a crosta da graxa. Molhe outra vez com terebintina e esfregue levemente até secar.

Perfume
Coloque a mancha sobre um mata borrão banco e limpo e esfregue com algodão embebido em álcool. Deixe o álcool secar expondo o tecido ao sol.




HISTÓRIA

Desde de 1890 a tradição e a modernidade das Casas José Araújo

REDES SOCIAIS

Facebook

YouTube

Instagram

VISÃO & MISSÃO

Visão

Missão

Valores

TECIDOS

Tecidos

Malhas

Especiais

FALE CONOSCO

Onde fica?

E-mail e Telefone

SAC

Assine nossa NewsLetter e fique por dentro do mundo da modas

Newsletter